top of page

Cálculo judicial trabalhista: o que é e por que sua empresa precisa?

Entenda como fazer o cálculo judicial trabalhista pode ser uma maneira de reduzir o contencioso de uma empresa de maneira eficiente e, o mais importante, legal

Cálculo judicial trabalhista: o que é e por que sua empresa precisa?

Um perito judicial ou extrajudicial que faz cálculo trabalhista é mais que alguém que pode colocar em números o valor de uma causa trabalhista para que a empresa fique ciente de quanto isso pode custar monetariamente falando. Em termos práticos isso pode significar uma redução no contencioso, maior segurança em processos trabalhistas, diminuição dos custos e cobranças indevidas.


De acordo com informações levantadas pela CNN Brasil, o número de ações trabalhistas disparou após o início da pandemia COVID-19. Segundo a rede, o volume de novos processos no Brasil no período que vai de janeiro a junho de 2021 aumentou cerca de 30% em relação ao mesmo período no ano de 2020. O aumento pode ter sido impulsionado pelos novos esquemas de trabalho propostos em caráter emergencial durante a pandemia e também pela onda de demissões causada durante a crise sanitária.

Portanto, contar com uma empresa idônea, com profissionais experientes pode fazer toda a diferença. Um cálculo bem feito e confiável pode significar a impugnação ou aceitação da causa.


Cálculo judicial on-line não é confiável

Existem, sim, diversas ferramentas on-line para fazer o cálculo judicial trabalhista para empresas que querem saber quanto precisarão desembolsar e para trabalhadores que querem estimar quanto podem receber.


Mas por que elas não são a melhor e mais confiável das opções? Porque apesar de ser uma ciência exata o cálculo judicial leva em conta diversas variantes humanas. E, embora isso seja, sim, algo quantificável é também complexo na hora de ser feito. Afinal, cada demanda é única.


Além disso, os sites que fazem cálculo judicial podem usar metodologias diferentes e isso fará com que os resultados em páginas diferentes possam sofrer divergências. Nesse caso, em quem confiar? No especialista, é claro.


Como o calculista judicial pode ajudar minha empresa?

Existem alguns fatores que fazem com que o cálculo judicial trabalhista seja mais bem sucedido quando feito por uma empresa adequada, os principais deles são:

  • Ajudar as empresas a provisionar o valor da causa e, assim, evitar cobranças indevidas;

  • Ser uma ferramenta na tomada de decisão entre processo e acordo;

  • Apurar os valores de maneira detalhada para que não haja prejuízo e sim reparação;

  • Trabalhar junto com o setor de compliance para adequar processos internos e evitar multas;

  • Garantir que erros não serão cometidos.


Cálculo judicial e contencioso: uma relação estreita

Conflitos judiciais trabalhistas podem se arrastar por anos e, além de demorados, são caros e dispendiosos. A partir do momento em que os cálculos trabalhistas são feitos de maneira adequada, minimizando a quantidade de erros e com projeções muito mais precisas, o contencioso da empresa pode ser reduzido, afinal, o balanço entre causas necessárias e acordos pode ser feito de maneira mais inteligente e vantajosa.


Por esse motivo a gestão de contencioso poderá ser feita com muito mais tranquilidade, já que a empresa de cálculos fornecerá ferramentas preciosas para evitar e mediar conflitos que drenam dinheiro e recursos das organizações.


Por que investir no serviço de uma assessoria de cálculo judicial?

O investimento feito em uma assessoria que possa prestar plena assistência na hora de um cálculo judicial trabalhista pode ser a diferença entre continuar nadando após uma situação adversa ou manter uma empresa à deriva – e às vezes até naufragar.


O especialista em cálculo judicial pode ajudar a reduzir os riscos já citados acima (como o de cobranças indevidas, processos desnecessários e erros nos cálculos), mas também é uma maneira de usar recursos de maneira mais inteligente. Fazemos o que sabemos fazer em situações específicas para que a sua empresa possa continuar fazendo bem aquilo a que se propõe.


Portanto, se sua empresa possui uma grande demanda judicial, entre em contato e melhore suas possibilidades.


Comments


bottom of page