top of page

Conheça as vantagens de contratar uma pessoa com deficiência

Atualizado: 2 de dez. de 2022

Empresa que contrata PCD pode ter muitas vantagens que as pessoas nem imaginam. A inclusão de pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários pode impactar positivamente seus negócios – inclusive em números





As vantagens de contratar uma pessoa com deficiência são inúmeras para as empresas brasileiras. Realizar esse tipo de contratação é um diferencial humano e social, sim, mas também competitivo. Isso porque pode significar inúmeros avanços e redução de alguns problemas comuns no mercado brasileiro, como a falta de inovação.


Panorama do mercado de trabalho no Brasil para PcD

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2019 - Ciclos de Vida, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em agosto de 2021, apenas um em cada quatro pessoas adultas e aptas para trabalhar com deficiência tem trabalho formal (25,4%). No caso das pessoas sem deficiência esse número mais que dobra e é de 60,4%

De acordo com a última Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2019, há 486.756 pessoas com deficiência trabalhando formalmente no país. Esse número representa menos de 1% dos empregados formais do Brasil.


Empresas que contratam PcD podem ter aumento de receita

Embora o fator social seja indubitavelmente importante, o que faz uma empresa girar é o dinheiro. E a contratação de PcD pode ser surpreendentemente interessante nesse quesito. Um estudo divulgado pela consultoria de RH Michael Page no ano de 2019 apontou que um quadro inclusivo de funcionários pode resultar em um crescimento de 19% na receita. Já a pesquisa de 2017 da Mckinsey & Company mostra que esse crescimento chega a 21%, segundo reportagem do UOL.


Empresas inclusivas geram mais satisfação no ambiente de trabalho

Ainda no campo das pesquisas, um estudo do estudo global do Boston Consulting Group (BCG) e divulgado pelo Valor aponta que os funcionários que trabalham em empresas cuja política é de inclusão têm quase três vezes mais chances de serem felizes no trabalho do que equipes de companhias pouco abertas à diversidade.

Parece pouco? Mas não é. Funcionários satisfeitos e engajados produzem mais e melhor. O resultado é endêmico e pode beneficiar toda a empresa.


Inclusão é inovação

Quer inovar? Inclua pessoas com deficiência no seu quadro de funcionários. É o que diz a pesquisa Getting to Equal 2019: Creating a Culture That Drives Innovation, realizada pela Accenture, as organizações precisam investir em diversidade e inclusão para se tornarem mais inovadoras. O estudo aponta que a cultura de inovação é maior em empresas mais igualitárias e que colaboradores de empresas mais igualitárias têm menos medo de errar – o que os impede de ter barreiras para na hora de inovar.


Direitos da pessoa com deficiência no trabalho

É claro que uma PcD precisa de condições adequadas para trabalhar, como acessibilidade, por exemplo. Mas, além disso, existem algumas particularidades na hora de contratar pessoas com deficiência que são direitos garantidos por lei, como:

Horário especial – em alguns casos a deficiência requer uma redução ou flexibilização da jornada de trabalho. Essa regra não se estende a todas as PcD, apenas existe quando cabível e não houver possibilidade de trabalho em tempo integral. O salário será ajustado de acordo com esse horário.

Equalidade salarial: parece óbvio, mas a remuneração pela função exercida pela pessoa com deficiência deve ser compatível com a dos outros funcionários da empresa em funções e níveis equivalentes. A exceção a essa regra é quando a jornada é reduzida, mas, ainda assim, o pagamento deve ser proporcional.

Estabilidade: assegura que o funcionário somente poderá ser dispensado sem justa causa mediante a contratação de substituto com as mesmas condições, e desde que esteja em regime de contrato determinado superior a 90 dias ou regime indeterminado.






Comments


bottom of page