top of page

Quando devo terceirizar a mão de obra da minha empresa?



22% dos trabalhadores formais são terceirizados no Brasil. Entenda quando a terceirização de mão de obra é o melhor para a sua empresa



 



Quando uma empresa deve terceirizar sua mão de obra? Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples, mas que pode seguir alguns algoritmos bastante objetivos.


De acordo com informações do IBGE, 22% dos trabalhadores formais são terceirizados no Brasil e a tendência é que esse número cresça nos próximos anos. No estado Ceará o crescimento do setor chegou a 40% impulsionado pela pandemia de COVID-19, segundo informações do Diário do Nordeste.


A partir de 2017 com as aprovações da Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017) e com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017) a modalidade foi regulamentada e ganhou respaldo jurídico.


Em junho de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade da Lei das Terceirizações (Lei 13.429/2017), inclusive para o exercício das chamadas atividades-fim, o que regulamentou a terceirização da contratação de mão-de-obra terceirizada em todas as esferas.


Adicionar pessoas à sua equipe para fazer coisas que não fazem parte da atividade-fim pode demorado e caro. Por isso muitas empresas de todos os portes, em busca de manter um ritmo saudável de crescimento, têm aderido à contratação de funcionários terceirizados.


Vantagens da terceirização

· Acesso a uma gama mais ampla de mão de obra

· Funcionários mais qualificados

· Economia de recursos em treinamento e contratação

· Oportunidade para focar na atividade-fim


Desvantagens da terceirização

· Possível falta de identificação com a cultura da empresa

· Rotatividade de funcionários

· Dificuldade para achar um provedor idôneo de serviços terceirizados


Quando é melhor terceirizar sua mão de obra?


Terceirizar pode ser vantajoso em muitas frentes, mas a maior motivação é a de empresas que tem uma demanda por serviços que necessitam de qualificação diferente da expertise da empresa.


A redução de custos e de alocação de recursos, como treinamento de equipes, é certamente outra dor para as empresas que buscam a assessoria de terceirização em RH. Com isso conseguem ter fôlego para investir na sua atividade-fim e até mesmo contar com um quadro maior de funcionários.


O aumento da produtividade é mais um item na lista de vantagens da terceirização. A terceirização ajuda a aumentar a produtividade de várias maneiras, direta e indiretamente.


Simplificando, permite que os funcionários se concentrem no que fazem melhor. Em longo prazo, a terceirização também ajuda a aumentar a eficiência do serviço provido. Com isso a consequência é a possibilidade se ter um negócio mais competitivo, mais focado no seu negócio primário e com maiores chances de crescimento e evolução.




Kommentare


bottom of page